A CPSA Essa é uma sigla bastante empregada quando se fala sobre o financiamento estudantil. É muito importante dar continuidade aos estudos, mas nem sempre todos conseguem uma boa vaga em uma instituição pública de ensino. Sendo assim, existe uma alternativa que é buscar os financiamentos e programas de bolsa para tornar o seu sonho realidade. Se você já ouviu falar sobre o FIES e deseja entender melhor o que significa o CPSA FIES 2025 é só me acompanhar ao longo dos próximos parágrafos. Vem comigo!
Conteúdo
CPSA FIES
Primeiramente devo esclarecer que a sigla CPSA é o mesmo que “Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento”, que foi criada para orientar e acompanhar os estudantes nas diversas questões importantes que fazem parte dos assuntos acadêmicos.
Ela é facilmente encontrada em setores das universidades que integram o FIES. Dessa forma, quando um aluno consegue o financiamento do seu curso deve entrar em contato com a Comissão periodicamente.
Os alunos que possuem financiamento do FIES 2025 precisam fazer a sua inscrição no programa pela internet e depois comparecer pessoalmente até o setor do CPSA da faculdade ou universidade em que estuda e apresentar todos os documentos exigidos e necessários, que comprovem as informações que o candidato fornece em um formulário virtual do programa.
Em outras palavras, esse procedimento é necessário para que o estudante comprove que realmente não possui condições financeiras suficientes para arcar com as despesas e custos relacionados ao seu curso. E quando consegue comprovar a sua situação automaticamente é aprovado pelo programa.
Documentos Solicitados pela CPSA
Caso você ainda não conheça bem como funciona o FIES saiba que o pagamento do financiamento conquistado pelo estudante só começa a ser realizado após a conclusão do curso.
De todo modo, vou te apresentar a seguir quais são os documentos exigidos pela CPSA para que possa ter sempre em mãos.
- Documento pessoal de identificação com foto original (pode ser RG, CNH, CTPS, Passaporte ou mesmo o Registro Nacional de Estrangeiros)
- Comprovante recente de residência (conta de água, gás, luz ou então o contrato de aluguel)
- Comprovante de conclusão do ciclo de ensino médio
- Comprovante de renda.
O que acontece se o estudante não comparecer à CPSA
É muito importante que o estudante cumpra com todos os requisitos necessários do programa, ao qual ele está devidamente inscrito. Por isso periodicamente é necessário que ele compareça à CPSA da sua instituição e, em seguida, à instituição bancária responsável pelo seu financiamento.
Mas, se por outro lado, o estudante não comparecer dentro do prazo estabelecido pelo próprio FIES tanto no CPSA da sua faculdade como no banco do seu financiamento correrá um sério risco de que seja cancelada a sua inscrição, e assim não consiga obter o financiamento estudantil ou mesmo a sua renovação.
Se acontecer uma situação dessas você vai precisar realizar um novo cadastro diretamente no site do FIES e cumprir com todas as regras e também os prazos que são estabelecidos pelo próprio programa, para obter assim o seu financiamento.
Como fazer a inscrição no FIES
Para se inscrever no FIES é necessário que você acesse o portal oficial do programa, já que todo o procedimento de cadastro é feito virtualmente. Veja abaixo como é simples:
- Acesse o site oficial do FIES aqui
- Agora aperte sobre “Fazer inscrição”
- Em seguida, insira os dados solicitados pelo programa
- Agora você deve escolher quais são as opções de cursos que deseja fazer
- Selecione um modelo de financiamento
- Insira o código de verificação de segurança
- Finalize o procedimento de inscrição e depois aguarde o contato que o FIES irá fazer através do telefone ou e-mail que você forneceu em um prazo de aproximadamente 5 dias úteis.
Aditamento FIES 2025
O Aditamento FIES 2025 trata-se da renovação do financiamento, cujo procedimento deve ser realizado a cada semestre. Existem dois modelos:
- Simplificado – Utilizado pelos estudantes que não precisam realizar alteração de contrato. Eles precisam se apresentar à CPSA e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), o qual deve estar assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão
- Não-simplificado – Utilizado para quem precisa fazer alteração de dados. É necessário ir até o CPSA e retirar o DRM assinado, e depois se dirigir até o banco com todos os seus documentos.
Compreendeu? Deixe o like abaixo.
Deixe um comentário